A+ A A-

Queimadas: Um problema social

Nos últimos anos foram registrados no país uma grande evolução no número de queimadas. Este fato ocorre,em sua maioria, por conta do homem, a sociedade não se preocupa com os danos que estas queimadas podem causar a natureza e também a ele próprio.

Muitos proprietários de terras ateiam fogo nos pastos para realizar a “limpeza” do local para vários fins diferentes, e se esquecem que o fogo pode atingir rapidamente grandes proporções por causa da vegetação seca e pelo vento que espalha rapidamente as chamas.

Em outros casos, algumas pessoas jogam pontas de cigarro acesas próximo a vegetação e que acaba se tornando um grande incêndio. São vários os fatores que causam estas grandes queimadas, e em sua maioria elas tem início pela mão do homem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os incêndios podem ser divididos em duas situações: “área urbana e área rural”, sendo que na área urbana, pode afetar a saúde dos cidadãos, e na área rural, tem a perda de parte da fauna e flora, atacando também as nascentes de rios.

Em Ponte Nova, a população também vem sofrendo muito com este problema, pois ainda existem muitas pessoas que não se preocupam com a queimada, e acabam intencionalmente ateando fogo em terrenos tanto as margens das ruas, quanto as margens das estradas e na zona rural.

No dia 24 de julho, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES), trabalharam juntos para conter um incêndio em matagal próximo ao Cemitério do Centro, em uma área próxima da Estação de tratamento de Água. Na ocasião, as equipes se empenharam bastante para conter as chamas que colocaram em risco as tubulações de água que poderiam se romper a qualquer momento causando grandes prejuízos a sociedade.

Outro alerta feito pelo Corpo de Bombeiros, é sobre a questão dos famosos balões que também são causadores de grandes tragédias. Somadas a outras situações, as equipes estão empenhadas para controlar os incêndios causados em vegetações deslocando grande parte de seu efetivo para atender estas ocorrências, desfavorecendo assim o socorro imediato em outras situações.É muito importante a conscientização das pessoas sobre esta questão, e que todos passem a tomar certas precauções para evitar este grande caos social.

Ouvidoria

Email:
Nome:
Msg:
Repita abaixo: DMAES

Portuguese English Spanish


Cadastre em nossa Newsletter e receba novidades sobre o DMAES por email.

 

 

DMAES - Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento
Rua Ernesto Trivelato, nº 158, Triângulo
Ponte Nova-MG – CEP: 35430-141
Telefone: (31) 3819-5350 

 

 

 

DMAES nas redes sociais