A+ A A-

Água: é preciso economizar para não faltar

O Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) alerta a toda a população pontenovense para o uso racional da água. A escassez de água vem se agravando cada vez mais e desde o ano de 2014 o índice de chuva é bem abaixo do normal para o Sudeste.
 
Com esta escassez acumulada a média da vazão do Rio Piranga está diminuindo muito chegando em 2017 a níveis menores que 2014, o ano em que foi registrada a menor vazão média anual desde 1974. Ou seja, o nível do Rio Piranga nunca esteve tão baixo e precisa da nossa colaboração.

As informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que no mês de julho deste ano, a vazão do Rio Piranga estava abaixo da vazão mínima registrada. Se considerar que não chove em Ponte Nova há aproximadamente 100 dias, esta vazão está muito abaixo do histórico registrado, logo a população deve conscientizar e usar a água com cautela, evitando desperdícios e abusos.

Considerando o nível visivelmente baixo do Rio Piranga, estamos encontrando dificuldades na captação. As bombas estão bombeando até 20% a menos no horário de pico. Assim, o DMAES conta com a população para um uso consciente para que todos consumidores continuem recebendo água tratada sem interrupção no abastecimento.

Fonte: Boletim Rio Doce ANA/CPRM

Ouvidoria

Email:
Nome:
Msg:
Repita abaixo: DMAES

Portuguese English Spanish


Cadastre em nossa Newsletter e receba novidades sobre o DMAES por email.

 

 

DMAES - Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento
Rua Ernesto Trivelato, nº 158, Triângulo
Ponte Nova-MG – CEP: 35430-141
Telefone: (31) 3819-5350 

 

 

 

DMAES nas redes sociais